sexta-feira, 30 de maio de 2014

Convergente

Oi gente !! Voltei, com mais uma resenha, mas desta vez vai ser o ÚLTIMO livro da trilogia ''Divergente'' da Veronica Roth. O livro ''Convergente'', que finalmente eu acabei !



Bem, em ''Convergente'' não se trata mais dos divergentes serem perigosos para a sociedade, e sim um tipo de cura pra tudo aquilo de facção, que era simplesmente um experimento criado por outras pessoas, que viviam do lado de fora, do outro lado da cidade... e eles resolvem sair de Chicago e ir atrás de respostas. 
Esse livro a narrativa não é só da Tris, pois o Tobias também tem seu ponto de vista narrado.
Eu particularmente não gostei muito do ponto de vista da Tris neste livro. A Tris se torna uma personagem totalmente enjoada e chata. A narrativa dela me fazia torcer pra que terminasse logo o capítulo, o que não ajudou muito em terminar o livro, já que a narrativa do Tobias também não era das melhores... mais com certeza bem melhor do que a narrativa da Tris. 
O caso foi que... esse livro foi tipo... fala muito mas faz pouco. O livro foi muito melado, muito cheio de frescura e de coisas que eu realmente não me interessava. Coisas bestas vinham e voltavam e nada do que eu REALMENTE queria ler, se quer os personagens pensavam.

E quando, a Veronica Roth tirava os personagens do posso de melodrama e colocava eles de volta ao ar, eles simplesmente não andavam com a história, sempre deixavam ela no mesmo lugar. Isso que realmente me fez ver que a Veronica me decepcionou neste último livro. A impressão que da, é que ela regrediu. A história nunca andava. Do começo ao meio do livro eu esperei que a história desse um passo a diante, mas não... eu realmente vi que aquilo não ia sair do lugar. Cada capítulo era igual ao outro. Ahh e só pra lembrar aqui, a Tris é bem mais rápida no raciocínio, do que o Tobias. Porque ele fez burrices no livro sim.
A autora continuou com uma mania no tipo de escrita, uma mania que meio que me irrita. Ela corre com a narrativa. E quando finalmente a história sai da possa de água parada, ela faz com que a gente nem sinta o acontecimento. Em um momento está tudo perfeito, e no segundo seguinte, alguém morreu e eu tenho que voltar e ler de novo pra entender. Ai, depois, a possa de água volta a ficar parada. Mais tão parada, tão parada, que é capaz até de dar dengue (maluquice!).
Mais é claro que eu não poderia deixar de lado a evolução dos personagens. A Veronica realmente fez com que os personagens se desenvolvessem mais neste livro. A Tris fica bem mais forte e determinada no último livro, e eu percebi também que o Tobias fica bem mais calmo, um pouco menos ''Quatro'', se é que me entendem...
Eu não gostei do final do livro. Não pelo fato do que aconteceu (que foi algo meio que previsível)... mas sim pelo fato de como aconteceu. Quando eu comecei o livro achei que realmente era preciso acontecer aquilo, já que séria a única coisa interessante... e como o livro todo foi um verdadeiro saco... Mas achei sem graça. Achei sem GRAÇA. 
MEIO QUE SPOILER...
Achei sem graça a morte da Tris. Ela merecia mais, apesar de ter sido uma pessoa enjoada neste livro. Não teve emoção. O único momento que eu realmente senti a morte dela, foi quando o Tobias descobriu, que foi o que me tocou... mas no momento da morte... nada. A verdade é que foi muito besta, aquele negócio da mãe dela aparecer e falar com ela, com roupas brancas, vinda do além... me poupe. Virou o livro ''Nosso lar''? É um livro espirita ?

Um livro de ação... assim... eu acho que tem que ter ação. Se é um livro de ação, né ? Mas este não teve ação. Um livro de ação, quase sem ação... que irônico.
E só mais um detalhe. Eu terminei este livro em 3 meses. Pouco né gente ? Pois é...

Então é isso gente. Eu amei ler Divergente e Insurgente, mas Convergente me decepcionou. Mas amei mais ainda fazer resenha desses livros pra vocês. Espero que vocês tenham gostado e FUI !
Manuu<3

Nenhum comentário:

Postar um comentário